domingo, 8 de setembro de 2013

Você é um DIVERGENTE?

eaivailer.blogspot.com
DIVERGENTE - VERONICA ROTH - ROCCO


UMA ESCOLHA
Decide quem são seus amigos

UMA ESCOLHA
Define suas crenças

UMA ESCOLHA
Determina sua lealdade para sempre

UMA ESCOLHA
Pode te transformar



DIVERGENTE: Que diverge; que não combina; diferente; que possui opiniões distintas; que não concorda; discordante.

E é exatamente assim a protagonista do livro DIVERGENTE, escrito por Veronica Roth.
Beatrice Prior é uma menina que vive numa Chicago futurista, onde nada mais é, nem parecido com o que conhecemos hoje.

Dividida em 5 facções, sendo elas Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza, cada região é regida conforme a virtude de sua facção. Quando os jovens completam 16 anos, passam por um teste de aptidão e tem a chance de escolher onde querem viver e qual facção desejam seguir... para sempre.


Divergente - Facções

Beatrice, que acaba de completar a idade exata para fazer sua escolha, nasceu na Abnegação, onde cada um deve pensar no bem do próximo, muito antes de pensar em si mesmo. 
Beatrice não se sente altruísta o suficiente para viver num lugar onde se deve pensar sempre no outro, ao invés de si próprio. Mas também não sabe se é egoísta o suficiente para esquecer sua família e viver longe de quem ama.

Isso parece trama o suficiente para um livro, mas DIVERGENTE vai muito além. Veronica conseguiu em sua primeira distopia, criar personagens muito bem construídos, muito cativantes e com suas personalidades muito bem definidas. O livro, na minha concepção, não faz crítica somente a uma forma de governo, mas também a maneira de pensar de cada indivíduo. Mostra que mesmo vivendo sob regras extremamente rígidas, a mente e o desejo das pessoas pelo poder é muito maior. O livro transita incrivelmente entre harmonia e guerra, fazendo com que se conheça as mais nobres atitudes e também os piores tipos de crueldade.

Apesar do livro ter suas 500 páginas, a leitura passa voando.
A única dica pra quem quiser acompanhar a vida de Beatrice é a seguinte: Esqueça Katniss e seus Jogos Vorazes. De verdade. Não fique fazendo comparações.
Abra a mente e entre no mundo de DIVERGENTE.


E aí, vai ler?

Nenhum comentário :

Postar um comentário