sábado, 11 de janeiro de 2014

O Menino do Pijama Listrado

O menino do pijama istrado - John Boyne - Cia das Letras

Antes de qualquer coisa preciso transcrever as palavras da orelha do livro, pra que você fique ciente do que está por vir.

"É muito difícil descrever a história de O menino do pijama listrado. Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada sobre a trama.

Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora este livro não seja recomendado para crianças de nove anos). E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca.

Cercas como essa existem no mundo todo.Esperamos que você nunca se depare com uma delas."

Devidamente avisados, agora eu posso falar sobre o livro sem mais preocupações.

Berlim, Alemanha, 1934. Bruno tem 9 anos, mora com o pai, a mãe e a irmã mais velha, de 12 anos (mas ela é um Caso Perdido).
Bruno não faz ideia do holocausto, nem do que exatamente seu pai, um soldado exemplar, faz. Bruno como a maioria das crianças de sua idade, tem como maior preocupação, se divertir com seus três melhores amigos da vida toda.
A preocupação de bruno vêm a tona quando o Fúria aparece para um jantar em sua casa, e diz que tem grandes planos para seu pai. Depois dessa noite, Bruno fica sabendo que todos irão se mudar e deixar a grande casa onde moram, deixar a escola, deixar os amigos, enfim, deixar os seus nove longos anos de vida para trás.
O novo lar de Bruno (que ele se nega a chamar de lar) é totalmente diferente de sua antiga e verdadeira casa. E o pior de todos os problemas, não há ninguém com quem Bruno possa brincar. Nenhuma criança. Até Bruno olhar pela janela de seu quarto e avistar, a vários metros de sua casa,uma cerca.
Tenho que mencionar o fato de que Bruno quer ser um explorador, e como bom explorador, Bruno encontra nessa Cerca a maior relíquia de todas. Shmuel.


Não estava nos meus planos escrever sobre esse livro, pelo menos não agora, mas a emoção falou mais alto. Assim que terminei o livro, debulhado em lágrimas, comecei a assistir o filme - que já tinha assistido.
Triste. É o que eu posso dizer do fundo do coração como eu me senti ao terminar a "saga" O menino do pijama listrado. Triste e impotente. Eu me senti com as mãos atadas, sem poder fazer nada pra ajudar Bruno e sua mãe e Pavel, o médico que agora descasca batatas e Shmuel. Me peguei sentindo raiva de tudo o que acontecera naquela época. Raiva do Fúria e de seus homens cegos.
Como sempre faço quando termino de ler algo que me prende, fui ler algumas críticas e resenhas, e para o meu espanto, encontrei aos montes, críticas dizendo que "esse livro nem é tudo isso, não é tão emocionante, bem feito pra ele, etc".
Não consigo acreditar que exista gente que goste de ler, que faz críticas e/ou resenhas e que não entenda a história desse livro. Não é apenas uma estorinha. A visão de duas crianças sobre a maior crueldade que já houve na história (na minha opinião) é sim, tocante. Você lê o ponto de vista de uma criança de nove anos. ela não entende. Mas você, você entende. Você sabe o que está acontecendo.
Enfim, esse livro me marcou muito. Emocionante e cruel. Como foi a Segunda Guerra.

E aí, vai ler?

3 comentários :

  1. Esse livro é fantástico, é lindo. É de uma inocência e de um conhecimento muito profundo. Eu gostei muito de como ele é narrado. Estou seguindo seu blog.
    Aproveito pra dizer que indiquei você pra uma tag. Espero que goste e se você postar as respostas deixa o link para eu poder ler.
    .
    http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/2014/01/tag-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, muito obrigado por me indicar, já estou seguindo seu blog! :)
      Adorei suas respostas e assim que puder respondo a tag também.

      Obrigado mesmo!

      Excluir
  2. Eu já tinha meio que desistido de ler esse livro porque o filme partiu meu coração <\3
    Mas gostei muito da resenha e sim, vou lê-lo com certeza, haha.

    Meu blog é recente e não tem muita coisa ainda mas se quiser dar uma passada lá, eu iria adorar! Qualquer dica e sugestão é bem vinda! :)

    terradashistorias.wordpress.com

    ResponderExcluir